Home

Programa
Inscritos
Relatoria

Relatoria - 1ª. Reunião de Coordenação da
Biblioteca Virtual em Saúde Brasil

Sessão Solene

Recife - No dia 21 de outubro de 2002, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu os participantes da IX Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde e a I Reunião de Coordenação da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil.

Na sessão solene de abertura, apresentada pela coordenadora da unidade de Serviços Cooperativos de Informação (SCI) da BIREME/OPAS/OMS, Verônica Abdala, rendeu-se homenagem à Profa. Dra. Maria Teresinha Dias de Andrade, por seu trabalho dedicado ao desenvolvimento da comunicação científica em saúde. Ela recebeu a medalha comemorativa do Centenário da OPAS.

Na abertura dos trabalhos, o Dr. Mozart Neves Ramos, reitor da UFPE afirmou que é um desafio transpor às novas metodologias. "Mas é gratificante fazer parte desse momento de transição para a virtualidade", disse. Ele também comentou sobre a importância de distribuir a informação não só para os grandes centros urbanos, mas para regiões no interior do Brasil. E a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) coloca seus usuários de qualquer lugar do mundo em contato permanente com o fluxo de informação em ciências e saúde. "Isso nos dá esperança que o mundo que desejamos, mais justo e igualitário, se forme pela difusão da informação. O grande desafio não é somente manter a rede virtual, mas mantê-la com a qualidade e velocidade necessárias."

Em seguida, Geraldo Pereira, vice-reitor da UFPE relembrou a época em que as pessoas necessitavam ir fisicamente até uma biblioteca e marcar os artigos desejados à mão para serem fotocopiados. "A BIREME veio em boa hora. O profissional de saúde não pode depender de revistas gratuitas de laboratórios farmacêuticos para sua atualização. E a BVS tem suprido essa necessidade", concluiu.



Reconhecimento

O Dr. Gilson Gonçalves e Silva, diretor Centro de Ciências da Saúde da UFPE cumprimentou em seu discurso a OPAS e a BIREME por seus respectivos aniversários de 100 e 35 anos. Agradecendo o cumprimento, Abel Packer, diretor da BIREME/OPAS/OMS relatou a importância da reunião para o desenvolvimento da BVS que foi um marco na história da BIREME e que é fruto do trabalho de grandes profissionais que atuam e já atuaram pela instituição como o Dr. João Yunes (ex-diretor da BIREME, falecido recentemente).



Apoio governamental

O representante do Secretário Estadual da Saúde de Pernambuco, Amauri Pereira, ratificou a necessidade da divulgação dos produtos de ciência e saúde da América Latina. "Quero registrar a evolução da copiadora para a BVS. Que extraordinária diferença, que avanço, que progresso!"

Já Petra Duarte, representante do Secretário Municipal da Saúde de Recife, afirmou que um dos grandes desafios atuais é a formação de profissionais qualificados. E a democratização da informação e do conhecimento é "sem dúvida fundamental para garatirmos um sistema de saúde sólido, crescente, além de representar a complementação da formação dos nossos jovens futuros profissionais de saúde".



voltar